Pular para o conteúdo

Diferenças entre Gerente de Projetos, Product Owner e Product Manager

Postado em 4 minutos de leitura

Participei de diversos projetos em empresas diferentes, e trabalhei com poucas pessoas à frente do produto que tenham contribuído positivamente para evolução do mesmo.
Meu primeiro contato com o Manifesto Ágil e Extreme Programming foi em 2009. Já em 2010 trabalhei com Scrum e Kanban. De lá pra cá eu vi o mercado abusar desses termos e adotar, de forma equivocada, novas nomeclaturas para o que continua sendo Gerente de Projetos.

Vou explicar as principais diferenças entre GP, PO e PM.

Gerente de Projetos

O papel de Gerente de Projetos nasceu com a administração moderna no início do século XX. Sua responsabilidade é controlar custo, escopo e prazo.
Ele não questiona se o escopo do projeto vai entregar valor ao usuário final. Não se preocupa em obter feedbacks dos usuários ou fazer análises quantitativas e qualitativas sobre o uso do produto. Seu objetivo é cumprir o que foi definido por alguém antes do início do projeto. Sua maior preocupação é fazer o projeto chegar ao final dentro do prazo sem aumentar o custo.

O Gerente de Projetos de software adora marcar reunião para discutir um assunto que poderia ser uma troca de emails. Alguns acreditam que muitas reuniões significa alta produtividade. O ápice da sua felicidade é finalizar uma reunião com os objetivos bem definidos.

Em relação à métricas, o GP costuma focar na quantidade de tarefas realizadas concluídas, mesmo quando elas não entregam valor.

Product Owner

PO é um papel que nasceu com o framework Scrum para organizar e priorizar as demandas do backlog do produto junto com o time técnico.

Na prática, o cliente que paga pelo desenvolvimento do software, raramente tem tempo disponível para explicar ao time o que ele deseja feito. Ou mesmo responder às dúvidas do negócio. Nesse contexto, o PO acaba sendo um representante do cliente e “dono” do produto.

O Product Owner trabalha junto com o time de forma colaborativa, sem uma hierarquia rígida como o Gerente de Projetos.

Product Manager

O PM é um perfil generalista que consegue conversar com o time técnico, designers e stakeholders. Ele entende que o produto é apenas um meio para atender às necessidades do negócios e dos usuários, e deve assegurar que isso ocorra.
Sua preocupação é com a entrega de valor do produto aos usuários.

O Product Manager faz a gestão completa do produto. Essa gestão consiste em:

  • Fazer análises de concorrentes
  • Monitorar a utilização do produto
  • Monitorar o impacto no negócio
  • Certificar que o roadmap esteja sendo cumprido
  • Alinhar as expectativas com os stakeholders
  • Levantar novas hipóteses a serem validadas
  • Identificar oportunidades de negócio

O PM leva em consideração dados quantitativos como novas aquisições, usuários ativos, receita gerada e retenção de usuários. Ele valoriza bastante dados qualitativos como feedbacks dos usuários e testes de usabilidade do produto.

As métricas utilizadas por ele são para melhorar o processo de desenvolvimento e guiar o direcionamento do produto, diferente do GP que utiliza métricas para tentar controlar prazo e custo.

Como identificar um Gerente de Projetos?

O mercado de desenvolvimento de produtos digitais está repleto de Gerente de Projetos “disfarçados” de PO ou PM.
É fácil identificar. Basicamente, se ele não está focado na entrega de valor do produto ao usuário, ele é um GP. Os sinais são fortes:

  • Marca reunião para discutir algo antes de perguntar e obter uma resposta
  • Tenta seguir um processo à risca sem entender o motivo de como as coisas são feitas
  • Exige que o time mantenha o Jira atualizado apenas para ele se sentir no controle do que está sendo feito
  • Está mais preocupado com o prazo do que com o problema. O time expõe um problema e ele apenas quer saber se isso vai atrasar a entrega
  • Frequentemente marca reuniões de alinhamento para conseguir informações para compartilhar com os stakeholders
  • Confunde Daily Meeting com reunião de status report
  • Não conduz dinâmicas para compartilhar o entendimento do que precisa ser feito. Apenas transcreve para o Jira o que foi conversado em uma reunião

Conclusão

Na minha opinião, pessoas com o perfil de Gerente de Projetos não estão usando todo seu potencial para ajudar a evoluir o produto.
Muitas pessoas sem nunca terem trabalhado como desenvolvedor ou designer, migraram para a área de produtos digitais, trazendo seus vícios ineficazes para ela. Eles se identificam como PO ou PM só porque tiraram alguma certificação ou foram contratados como tal. Muitas vezes são pessoas boas, inteligentes e simpáticas mas sem o conhecimento técnico adequado para a função que exercem.

Compartilhe esse texto e ajude o PO ou PM do seu projeto à entender onde precisa melhorar.